Saiba mais sobre Manifestação do Destinatário

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Saiba mais sobre Manifestação do Destinatário site
Saiba o que é e quais são os benefícios da Manifestação do Destinatário.

A manifestação do destinatário se trata de um conjunto de eventos no qual o destinatário da NFe pode mostrar sua participação comercial descrita no documento fiscal, pode confirmar e controlar as operações e informações prestadas ao fornecedor. Tais eventos mostram para a Sefaz (Secretária da Fazenda) se a operação da nota foi completa com sucesso, se não ocorreu, ou se é completamente desconhecida apesar da nota fiscal emitida.

Os eventos da Manifestação são divididos em quatro tipos.

A Ciência da Emissão, que pode ser utilizado para o destinatário declarar que tem ciência da existência de tal operação, mas ainda não possui todos os elementos necessários para fazer uma manifestação conclusiva, por isso recebe o nome de “não conclusivo”. Depois de efetuar essa manifestação, a função de download do arquivo XML é habilitada.

A Emissão de Parecer, é importante saber que depois que tomada a ciência da existência da nota, o destinatário precisa emitir um parecer em até 180 dias. Os pareceres são: Confirmação, desconhecimento, ou operação não realizada.

A Confirmação significa que a operação ocorreu conforme foi informado na NFe. A nota foi transmitida, baixada e confirmada, o que gera segurança jurídica no uso do crédito fiscal correspondente. Depois disso, a pessoa que emitiu não pode mais cancelar a NFe. Mesmo que a operação esteja realizada, mas o conteúdo da nota não descreva corretamente a operação, o destinatário deverá se manifestar utilizando o evento “Confirmação da Operação”.  E deverá seguir os procedimentos fiscais de acordo com a legislação da unidade federativa de onde a empresa estiver situada.

A Operação Não Realizada, o destinatário informa quando a operação não realizou.  Depois desta manifestação é necessário justificar o porquê a operação não foi realizada.

O Desconhecimento da operação possibilita ao destinatário se manifestar caso houver utilização indevida da Inscrição Estadual pelo emitente da NFe, isso geralmente pode estar ligado a fraudes.

É importante lembrar que cada fase da Manifestação pode ser efetuada apenas uma vez.

Quem é obrigado a utilizar a Manifestação do Destinatário?

De acordo com o SINIEF (Sistema Nacional de Informações Econômicas e Fiscais) a Manifestação do Destinatário é obrigatória nos casos de:

  •   Postos de Combustíveis e empresas que trabalham como revendedoras retalhistas.
  •   Operações que utiliza álcool para fins não combustíveis.
  •   Distribuidores ou atacadistas nas quais as NFs acobertam cigarros.
  •   Distribuidoras ou atacadistas nas quais as NFs acobertam bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e chopp.
  •   Distribuidoras ou atacadistas nas quais as NFs acobertam refrigerantes e água mineral.

A multa para a empresa que não cumpri a legislação é de 5% do valor da operação descrita na NFe.

Quais são os benefícios da Manifestação do Destinatário?

A Manifestação do Destinatário trás maior visibilidade das notas fiscais de entrada; Possibilita o download do XML mesmo que o fornecedor não tenha enviado; Faz com que o fornecedor tenha certeza de que seu cliente recebeu o documento fiscal e está ciente disso; Obtem segurança jurídica, o que impede cancelamentos indevidos do emitente; Problemas fiscais resultantes de operações fraudulentas possuem isenção; Eliminação de assinatura do canhoto impresso do DANFe.

Compartilhar post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Preciso de ajuda?
Entre em Contato