Saiba mais sobre o CFOP

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
CFOP site
Aqui você encontra tudo sobre CFOP!

O que é o CFOP?

É o Código Fiscal de Operações e Prestações, esse código é usado para identificar uma operação por categorias na hora de emitir uma nota fiscal. Dependendo do código, uma tributação é fixada sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque, que são de interesse do FISCO. Cada tipo de CFOP separa as notas fiscais por tipo (entrada ou saída), região e natureza da operação.  Cada CFOP tem quatro números, onde cada um deles tem uma identificação especifica, o primeiro número se refere ao tipo de operação, os outros se referem à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.

O que é a tabela CFOP?

É uma tabela publicada pelo governo, com todos os códigos, para que os contribuintes usem em seus documentos fiscais. Existe uma grande variedade de códigos, que se dividem em entrada e saída, que são divididos em seis grupos maiores e são identificados pelo primeiro número.

CFOP de entrada: quando o código começa com um(entrada e/ou aquisições de serviços do estado), significa que quem envia e quem recebe estão no mesmo estado. Quando o código começa com dois (entrada e/ou aquisições de serviços de outros estados), significa que quem envia e quem recebe os produtos ou serviços, não estão no mesmo estado. Quando o código começa com três (entrada e/ou aquisições de serviços do exterior), significa que o produto ou o serviço veio de outro país.

CFOP de saída: quando o código começa com cinco (saídas ou prestações de serviços para o estado), significa o produto ou serviço estão sendo enviados ou prestados para alguém do mesmo estado. Quando o código começa com seis (saídas ou prestações de serviços para outros estados), significa que quem emite o documento está enviando produtos ou prestando serviços para alguém de outro estado. Quando o código começa com sete (saídas ou prestações de serviços para o exterior), significa que a empresa está prestando serviços ou enviando produtos para o exterior.

 

Qual a relação da tabela do CFOP com a nota fiscal?

A tabela do CFOP é essencial na nota fiscal, pois é uma informação complementar. Graças a ela, o empreendedor consegue encontrar o código correto para emitir a nota, evitando erros.

 

Qual a diferença entre CFOP e natureza da operação na nota fiscal?

Vimos que o CFOP é um conjunto de números que nos dão informações sobre o produto ou serviço da nota. Já a natureza da operação descreve o processo que motivou a emissão da nota (compra, venda, devolução etc..). Uma nota fiscal pode ter mais de um CFOP, mas não pode ter mais de uma natureza de operação.

 

Onde mais podemos usar o CFOP?

Além de ser usado em notas fiscais, o CFOP também é usado em outros documentos fiscais, como livros contábeis, declarações fiscais, conhecimentos de transporte, entre outros. Por isso a tabela CFOP é importante, pois os produtos e serviços são divididos em categorias, o que ajuda na identificação e auxilia na apuração de impostos, além de facilitar na fiscalização.

 

Como consultar uma tabela CFOP?

A tabela está disponível na internet, mas é importante buscar fontes confiáveis e verificar se a tabela está atualizada. A tabela também está disponível no site da Fazenda, mas é bom conferir em outros sites que contem esclarecimentos sobre os itens.

Compartilhar post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Preciso de ajuda?
Entre em Contato